Curativo de Hidrocolóide – Tudo o que você precisa saber!
Curativos e Coberturas
O que são curativo de hidrocolóide?
O curativo de hidrocoloide é feito com uma cobertura à base de carboximetilcelulose, pectina ou gelatina ou uma associação destas, que tem a finalidade de manter o meio úmido, e deste modo, são indicadas para feridas não infectadas, com pouco ou nenhum esxudato.
Trata-se de uma cobertura oclusiva, interativa, que tem a finalidade de manter a ferida úmida, e apresenta grandes benefícios por promover o desbridamente autolítico, reduzir o risco de infecção, servir como barreira térmica, microbiana e mecânica e também de reduzir atrito, o que dificultaria a cicatrização.
Qual é o mecanismo de ação dos curativos de hidrocolóides?
Quando o curativo entra em contato com o exsudato presente na ferida, a camada hidrolóide, promove a formação de um gel coesivo, que proporciona um ambiente úmido.
Já o filme de pliuretano presente nessas coberturas, são impermeáveis a água, contaminação externa e bactérias, o que confere uma barreira protetora no leito da ferida.
Quais são as indicações de uso do Hidrocolóide?
As coberturas por Hidrocolóide, são ótimas para:
- Prevenção de lesão por pressão não infectadas;
- Feridas abertas e planas;
- Feridas cavitárias e como pouca a moderada exsudação, visto que são curativos úmidos;
- Feridas agudas superficiais em estágios finais de cicatrização;
- Queimaduras superficiais de espessura parcial;
- Feridas de regiões doadoras;
- Abrasões da pele.
Vale ressaltar que o Hidrocolóide, pode ser usada como uma barreira protetora de área perilesional, e também para áreas que são afluentes de estomas.
Quando não se pode utilizar o curativo de hidrocoloide?
Não se pode utilizar em:
- Feridas muito exsudativas;
- Feridas infectadas;
- Feridas cavitárias;
- Feridas em região sacral, quando o paciente apresenta incontinência urinária ou fecal (devido ao risco de contaminação);
- Pessoas com sensibilidade aos componetes da fórmula utilizada na fabricação do curativo.
Qual a frequência de troca dos curativos de hidrocolóides?
A frequência de troca do curatico de Hidrocolóide, deve ser de no máximo 7 dias, e sempre que a ferida apresentar saturação da cobertura, ou caso a cobertura se descolar.
Como fazer o curativo?
- Faça a higienização da ferida com soro fisiológico a 0,9%;
- Seque a pele nas regiões perilesionais;
- Meça o tamanho da ferida e aplique o curativo modelando e fixando-o, com pelos 2 cm a a partir das bordas;
- Pressione levemente o curativo através das mãos, para que haja uma maior durabilidade.
Observações Importantes
A cobertura de Hidrocolóide, por ser úmida e apresentar baixa absorção, pode causar maceração da área perilesional da ferida, quando se passa do prazo de troca.
Referências
POTT, ET AL. A efetividade do hidrocoloide versus outras coberturas na cicatrização de úlceras por pressão em adultos e idosos: revisão sistemática e metanálise. Revista Latino Americano de Enfermagem. São Paulo, V.22, P. 511-520. Março-Jun, 2014. Disponível em <https://www.scielo.br/>. Acesso em 03 de abril de 2021.
COREN RJ. Parecer CTGAE nº 003/2013 – EMENTA: Prescrição de curativos pelo enfermeiro no âmbito hospitalar e domiciliar. Acesso em 03 de abril de 2013.
TELESAÚDE RS. Tele Condutas – Lesão por pressão. Núcleo de telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Versão digital, 2017