Sinal de cacifo – Você sabe como avaliar?
O que é o sinal de cacifo?
O sinal de cacifo ou sinal de godet é um teste realizado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, com a finalidade de verificar a presença de edema.
Considera-se como sinal de cacifo positivo quando é formado uma depressão (cacifo) após a retirada dos dedos da pele, o que indica a presença de edema.
O que causa o sinal de cacifo?
Quando o teste é positivo quer dizer que o paciente está com um edema causado comumente por acúmulo de líquido. Esse líquido, é proveniente do sangue, que deveria circular normalmente dentro dos vasos sanguíneos. Ao contrário disso, torna-se acumulado em centras regiões do corpo, principalmente membros inferiores, causando inchaço.
A avaliação da presença de edema é muito importante para verificar se o paciente está com alguma doença venosa como trombose, linpedema e varizes.
Como realizar o teste?
Basta realizar uma pressão com o polegar, na região pré-tibial e maleolar dos membros inferiores por, pelo menos, cinco segundos.
Como é classificado?
Já vimos que o sinal de cacifo é realizado através de uma aplicação de pressão com os dedos indicador e polegar nos membros inferiores, sendo considerado como resultado positivo, a observação de que a região ficou um pouco funda e houve uma certa demora para que a pele retorne ao seu estado normal, logo após a retirada da pressão.
Esse tempo de retorno para que a pele volte a sua normalidade, desfazendo o cacifo, pode ser classificado em graus. Quanto maior é o grau, mais acentuado é o cacifo, e mais edemaciada está a região.
O grau de edema é mensurado através de cruzes de acordo com o tamanho da profundidade e extensão do cacifo formado.
São 4 graus, a saber:
- Grau I – Cruzes +/++++, com magnitude de 2 mm e desaparecimento ocorre quase que de imediato;
- Grau II – Cruzes ++/++++, com magnitude de 4 mm e desaparecimento em 15 segundos;
- Grau III – Cruzes +++/++++, com magnitude de 6 mm e desaparecimento em 1 minuto;
- Grau IV – Cruzes ++++/++++, com magnitude de 8 mm e desaparecimento em 2 a 5 minutos.
Veja a ilustração:
Leia também:
Quais são os sinais vitais e quando realizar?
Referências Bibliográficas
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Avaliação do Edema, 2021. Disponível em:<pop-ur-fisio-009-avaliacao-do-edema.pdf (www.gov.br)>. Acesso em 01 jun. 2021.
POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processo e prática. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2009.