Você sabe qual é a diferença entre episiorrafia e episiotomia?
Parto
Você sabe qual é a diferença entre episiorrafia e episiotomia?
A episiotomia é o nome dado ao procedimento de incisão cirúrgica (corte) realizado no períneo através de bisturi, com a finalidade de aumentar o canal de parto e evitar lacerações extensas durante a saída do feto.
Por sua vez, episiorrafia consiste na sutura da incisão que foi realizada através da episiotomia. Em outras palavras, a episiorrafia refere-se ao fechamento da ferida cirúrgica perineal (região muscular entre a vagina e o ânus).
Episiotomia: corte
Episiorrafia: sutura
Quando é realizada a episiorrafia?
A episiorrafia é realizada sempre que há a indicação de impedir ou diminuir o trauma dos tecidos do canal do parto, favorecer a expulsão do feto e evitar lesões desnecessárias na cabeça do bebê devido a pressão sofrida de encontro às estruturas do períneo.
sempre por meio de pontos absorvíveis que caem sozinhos e, em cerca de uma semana, a ferida já está cicatrizada, sendo que na maioria das pacientes, não ocorre nenhuma complicação.
Leia também:
Você conhece as fases do trabalho de parto?
Complicações
Algumas mulheres se sentem vitimizadas pois na maioria dos casos, a realização da episiotomia não é conversado com a paciente, e após o parto essas mulheres sentem-se violentadas.
Desde modo, os profissionais de enfermagem devem trabalhar com a finalidade de minimizar a dor perineal das pacientes, oferecendo cuidados para que os problemas pós incisão sejam minimizados.
Existem alguns fatores que propiciam uma maior grau de dor na ferida operatória, são eles:
- Peso da criança ao nascer;
- Posição em que o parto foi realizado;
- Material e técnica empregada na sutura;
- Manobras de proteção do períneo empregadas no momento do parto;
- Puxo dirigido; e
- Pressão uterina.