Como calcular a pressão arterial média?
PAM Pressão Arterial Média
A PAM Pressão Arterial Média, pode ser conceituada como a pressão efetiva que leva o sangue aos tecidos durante o ciclo cardíaco.
Saber realizar a PAM Pressão Arterial Média é muito importante para avaliar o risco cardiovascular o paciente, principalmente aquele internado em UTI.
Como realizar o cálculo da Pressão Arterial Média PAM?
Basta aplicar a seguinte fórmula:
- Pressão sistólica mais 2 vezes a pressão diastólica dividida por 3.
Qual a importância de se determinar a Pressão Arterial Média (PAM)?
A pressão arterial média nos dá condições de saber se o sangue está circulando bem, sendo bastante indicada, para ser realizada em pacientes com elevação aguda de hipertensão arterial sistêmica.
Quais os valores normais de PAM?
A PAM está normal, quanto o cálculo está entre 70 a 100 mmHg, sendo que valores inferiores abaixo de 70 mmHg, apontam perfusão prejudicada.
Por outro lado, quando a PAM está acima de 100 mmHg, é quadro de risco para complicações cardiovasculares.
Segundo Hinckle e Chever (2020), quando os valores de PAM estão abaixo de 65 mmHg, a taxa de filtração glomerular não pode ser mantida, surgindo deste modo, graves alterações renais, culminando na insuficiência renal aguda.
Qual a indicação de Realização da Pressão Arterial Média PAM?
A pressão arterial média (PAM) é um dos procedimentos mais comuns no cotidiano da terapia intensiva, pois é indicado para avaliação hemodinâmica de pacientes que estão em estado de choque, que necessitam de infusão de drogas vasoativas em emergências hipertensivas, no intra e no pós-operatório de cirurgias de grande porte e em situações que necessitam de um controle contínuo da pressão arterial.
Tipos de Aferição da PAM
A pressão arterial média pode ser calculada através do método invasivo ou não invasivo.
Método Indireto ou Não-invasivo
O método não invasivo envolve o método manual, automático e contínuo.
O método manual envolve a utilização do estetoscópio e do esfigmanometro, auscultando os sons de Korotkof.
Neste caso vamos utilizar a fórmula da PAM, onde pegamos o valor da Pressão Arterial Sistólica e multiplicamos pelo dobro da Pressão Arterial Diastólica e em seguida, dividimos o resultado por 3.
Já os métodos automático e contínuo envolve a utilização de eq’uipamentos eletrônicos que fazem o cálculo da PAM de modo automático.
Método Direto ou Invasivo
O método invasivo, também chamado direto, é realizado através da punção de artérias periféricas ou centrais e ligação a sistemas que possibilitem a leitura da PAM.
Trata-se de uma medida mais acurada e neste caso, é necessário realizar a cateterização de uma das artérias, sendo as principais a femoral e a radial.
Como alternativa, também podem ser puncionadas, as artérias ulnar, radial, axilar ou pediosa.
Vale mencionar, que a aferição da PAM pelo método invasivo apresenta contraindicação relativa quando o paciente apresenta doença vascular periférica, coagulopatia, áreas infectadas, queimaduras no local da punção ou em uso de anticoagulantes e trombolíticos.
Exemplo de Cálculo de Pressão Arterial Média
Questão de Concurso – Ano, 2019, Banca, COTEC.
Nas elevações agudas da hipertensão arterial sistêmica (HAS), a intervenção imediata e cuidadosa é essencial para a redução da morbidade e da mortalidade decorrentes dessa complicação. Para saber se o sangue está circulando bem, precisamos saber a pressão arterial média.Num paciente hipertenso, com pressão arterial de 160 mmHg X 100 mmHg, a pressão arterial média é de:
a) 86 mmHg.
c) 100 mmHg.
c) 80 mmHg.
d) 120 mmHg.
e) 110 mmHg.
PAM = (PAS + 2XPAD) /3
PAM = (160 + 2X100) /3
PAM = (160 + 200) /3
PAM = 360 / 3
PAM = 120 mmHg
Resposta letra D
Referências Bibliográficas
H, CHEEVER, K., BRUNNER, Sholtis, SUDDARTH, Smith. Brunner & Suddarth | Tratado de Enfermagem
Médico-Cirúrgica, 13ª edição. Guanabara Koogan, 2015.
OLIVEIRA, R. G. de Blackbook – Enfermagem. Belo Horizonte: Blackbook Editora, 2016
POTTER, P. A.; PERRY, A.G.; STOCKERT, P.; HALL, A. Fundamentos de Enfermagem. 9ªed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2018.