Como identificar um IAM?
Sinais e Sintomas IAM
O infarto agudo do miocárdio (IAM) é definido como a morte do tecido cardíaco devido a ausência de fluxo de sangue oxigenado (HINKLE; CHEEVER, 2020).
Um dos sintomas mais comuns do IAM é o desconforto torácico, que é percebido em 70 a 85% dos pacientes, nas formas de sufocação, indigestão, sensação de peso, aperto no peito, dor, pressão ou opressão.
Os sintomas podem durar cerca de 30 minutos, ser constante e aliviar ou desaparecer com a eructação (arroto).
O paciente pode experimentar também, irradiação para o pescoço, mandíbula, arcada dentária, ombros, braços e a região epigástrica.
Além disso, é comum o paciente em processo de IAM, apresentar também dispneia, fadiga incomum, fraqueza, sudorese fria, náusea, vômitos e tontura (PASSINHO et al., 2018).
Você vai gostar também:
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para o infarto são:
- Tabagismo;
- Dislipidemia (redução do HDL, aumento de LDL e triglicerídeos);
- Hipertensão (pressão alta);
- Diabetes;
- Obesidade;
- História familiar;
- Homens com idade superior a 45 anos;
- Mulheres com idade superior a 55 anos;
- Sedentarismo;
- Estresse; e
- Depressão
Exames laboratoriais
O exame laboratorial para avaliação das enzimas só deverá ser realizado na admissão de 6-9h, troponina (4-6h) +ESPECÍFICO, ck-mb (2h) e creatoquinase (reinfarto).
O que você achou do nosso artigo “Sinais e Sintomas IAM”?
Diga-nos nos comentários!
Referências Bibliográficas
HINKLE, J. L.; CHEEVER, K. H. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgica. 14. ed. Rio de Jnaieo: Guanabara Koogan, 2020.
PASSINHO, R. S. et al. Sinais, sintomas e complicações do infarto agudo do miocárdio. Rev enferm UFPE on line, v. 12, n. 1, p. 247-64, 2018. Disponível em <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22664>. Acesso em 22 de mar. de 2022.