Tuberculose é vírus ou bactéria?

Você está em dúvida se “tuberculose é vírus ou bactéria“?

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, agente conhecido como bacilo de Koch.


Como a tuberculose é transmitida?

A tuberculose é transmitida por meio da inalação de aerossóis, pequenas partículas provenientes da tosse, fala, espirro de pessoas doentes com tuberculose pulmonar.

Essas partículas contendo a bactéria da tuberculose ficam suspensas no ar durante algumas horas. Quando uma pessoa sadia respira essas partículas, a infecção é instalada.

Para que os aerossóis com os bacilos sejam liberados no ar, é preciso que o doente apresente a tuberculose pulmonar ou laríngea.

É importante relatar que nem todas as pessoas que inalarem o ar contendo o bacilo da tuberculose ficarão doentes. Estima-se que apenas 10% das pessoas que se infectaram ficarão doentes.

Além disso, cabe destacar que apenas as pessoas com tuberculose pulmonar e laríngea podem transmitir a doença. A tuberculose presente em outros locais do corpo como a pleura, gânglios, meninges, intestino e sistema osteoarticular, não é infecciosa.


Quais são os sintomas da tuberculose pulmonar?

Uma pessoa com tuberculose pulmonar apresenta tosse seca ou produtiva, comumente, por 3 semanas ou mais, emagrecimento, febre baixa vespertina, fadiga e sudorese noturna.

Além disso, o paciente doente pode apresentar também humor irritadiço e inapetência (perda do apetite).


Busca Ativa

A busca ativa é um dos objetivos dos serviços de saúde, especialmente a atenção primária à saúde, como as unidades básicas de saúde. Trata-se de uma identificação de pessoas chamadas de “sintomáticos respiratórios”.

Quando uma pessoa é identificada com suspeita de tuberculose, ela é submetida a realizado 2 (duas) baciloscopias ou, se houver o Teste Rápido Molecular para tuberculose (trm-tb), deve ser realizado 1 exame.


A tuberculose tem cura?

A tuberculose é uma doença curável em praticamente todos os casos, em pacientes com bacilos sensíveis em aos medicamentos antituberculose.

Comumente, após iniciar o tratamento, a pessoa doente deixa de transmissível em 15 dias.

O que você achou do nosso artigo “tuberculose é vírus ou bactéria“? Diga-nos nos comentários!


Referência Bibliográfica

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle de Tuberculose no Brasil. Brasília/DF, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/tuberculose/manual-de-recomendacoes-e-controle-da-ttuberculose-no-brasil-2a-ed.pdf/view>. Acesso em 08 de jun. de 2022.

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *