Regra de Três para Dosagem de Medicamentos
Regra de Três para Dosagem de Medicamentos!
Consegue resolver?
Ano: 2012 Banca: FCC
Foi solicitada ao técnico de enfermagem a administração de 25 gotas de determinado analgésico cuja apresentação é de 250 mg/mL. Essa dosagem corresponde a
a) 0,25 mL.
b) 1,25 mL.
c) 2,05 mL.
d) 2,25 mL.
e) 2,5 mL.
Ficou com Duvidas? Aprenda a resolver esta e mais questões de cálculo de medicamentos!
Leia todo o artigo!
Você também pode gostar:
Como realizar qualquer cálculo de medicamentos
Como fazer cálculo de decadron
Como fazer cálculo de penicilina
Como fazer cálculo de rediluição de medicamentos
Como fazer cálculo de heparina
Como fazer cálculo de insulina
Como fazer cálculo de benzetacil
Como fazer cálculo de transformação de soro em 4
O que você precisa de saber para realizar regra de tres para dosagem de medicamentos?
Caso você saiba montar regra de três simples e interpretar apresentações de medicamentos, você pode ir diretamente para a resolução de questões de concurso logo abaixo!
No quadro abaixo, há conceitos muitos importantes que você deve saber para realizar qualquer questão de cálculo de medicamentos.
Vale ressaltar que algumas bancas podem trazer esses dados no enunciado da questões, embora isso não aconteça em questões de cálculo de gotejamento!
Portanto, é imprescindível que você leia algumas vezes esse quadro e resolva muitas questões de concurso utilizando regra de tres para dosagem de medicamentos.
Nós temos vários postagens de questões de concurso e modos diferentes de resolução. Basta clicar nos links situados na introdução deste artigo.
Saber utilizar regra de três simples possibilita que você resolva a grande maioria das questões de concurso sem muito esforço e de moto prático e rápido!
Quanto mais questões fizer, maior será a sua capacidade de resolver questões sem precisar decorar fórmulas!
Como interpretar apresentação medicamentosa?
Todo medicamento é apresentado em uma forma farmacêutica específica, como por exemplo, xarope, gotas, comprimidos, drágeas e outros.
De modo a orientar as dosagens que são prescritas e que deverão ser oferecidas ao paciente, cada forma farmacêutica tem uma apresentação.
Neste sentido, é imprescindível que o laboratório fabricante informe no rótulo e na bula, a quantidade de medicamento que é contido em cada ml da solução medicamentosa.
Por exemplo, a figura ao lado representa um frasco de dipirona na forma farmacêutica de gotas cuja apresentação é 500 mg/ml!
Significa dizer que, em cada 1 ml há uma quantidade de 500 mg de dipirona.
Se 1 ml correspondente a 20 gotas. Quando oferecemos 20 gotas de dipirona ao paciente, estamos oferecendo justamente 500 mg de dipirona.
Assim,
- 500 mg/ml = 500 mg por cada 1 ml;
- 500 mg equivale a 20 gotas, pois 1 ml é igual a 20 gotas!
Você conseguiu perceber o porquê que o cálculo de medicamentos é tão importante na Enfermagem?
Como montar regra de tres para dosagem de medicamentos
Agora que entendemos o conceito de apresentação medicamentosa e a importância dela para o cálculo de medicamentos, vamos aprender a montar a regra de três simples.
Vamos ao exercício:
Resposta: Deverá ser dado 8 gotas, pois 8 gotas correspondem a 200 mg.
QUESTÕES DE CONCURSO!
Agora que você já sabe interpretar as apresentações medicamentosas e a montar regra de três para o cálculo de dosagem de medicamentos, vamos realizar questões!
Questão 1
Ano: 2019 Banca: Instituto Excelência Órgão: Prefeitura de Rio Novo – MG
Para um idoso em hipoglicemia, o enfermeiro administrou 16 mL de uma ampola de glicose 50% com 20 mL. Que dosagem de glicose esse paciente recebeu?
a) 8 g.
b) 10 g.
c) 12 g.
d) Nenhuma das alternativas.
Questão 2
Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT – 11ª Região (AM e RR)
Durante a consulta ambulatorial, a paciente portadora de bronquite asmática apresentou um quadro de broncoespasmo intenso e foi prescrito pelo médico 60 mg de Aminofilina a ser administrado por via endovenosa. O medicamento está disponível na unidade na apresentação de ampola de 10 mL, contendo 24 mg/mL. Nesse caso, para administrar a dosagem prescrita, o técnico de enfermagem deve aspirar, em mL,
a) 5,2.
b) 0,6.
c) 2,5.
d) 1,8.
e) 4,0.
Questão 3
Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN – AC
Internado na unidade de clínica médica, um paciente recebe prescrição de 40 gotas de dipirona por via oral. Nessa unidade estão sendo disponibilizados frascos de dipirona 500mg/ml. Neste caso, é correto afirmar que o paciente receberá, em gramas, a quantidade do medicamento representada na alternativa:
a) 1 grama.
b) 2 gramas.
c) 0,7 grama.
d) 0,5 grama.
e) 1,5 grama.
Questão 4
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Ji-Paraná – RO
Foram prescritos 200 mg de uma determinada medicação por via endovenosa de 6/6h. A apresentação disponível na instituição é frasco ampola de 1g (pó liofilizado). Sabendo que a diluição deverá ser feita em 10mL de água destilada, assinale a alternativa que apresenta a quantidade a ser administrada em cada horário.
a) 3 mL
b) 1 mL
c) 4 mL
d) 2 mL
e) 5 mL
Questão 5
Ano: 2018 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Itatiaiuçu – MG
Foi prescrita amoxicilina 500 mg para ser administrada em um tubo gástrico a cada 8 horas, porém o frasco de amoxicilina é rotulado em 400 mg/5 mL.
Quantos mL devem ser administrados em cada horário?
a) 4,75 mL.
b) 5,50 mL.
c) 6,25 mL.
e) 7,15 mL.
Questão 6
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Valinhos – SP
O médico prescreveu 20 UI de insulina NPH a uma paciente que se encontra na sala de observação. Na unidade de saúde, há disponível a insulina prescrita em frasco de 100 UI/mL, mas com seringas de 3 mL. Quanto de insulina deverá ser aspirado?
a) 0,1 mL.
b) 0,2 mL.
c) 0,3 mL.
d) 0,4 mL.
e) 0,5 mL.
Questão 7
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de Unaí – MG
Foi prescrita a um paciente penicilina cristalina 3.500.000 UI EV, de 8 em 8 horas. Cada frasco de ampola apresenta 10.000.000 UI, que deve ser diluído em 6 ml de água destilada. Quantos ml de penicilina o técnico deve administrar no paciente, em cada horário?
a) 3,9 ml.
b) 3,5 ml.
c) 2,8 ml.
d) 2,1 ml.
e) 2,0 ml.
Obs.: Lembre-se que a penicilina cristalina 10.000.000 UI é apresenta um volume de 4 ml de pó. Ao adicionar 6 ml, forma uma solução de 10 ml!
Gabarito
Questão 1 – Letra A
Questão 2 – Letra C
Questão 3 – Letra A
Questão 4 – Letra D
Questão 5 – Letra C
Questão 6 – Letra B
Questão 7 – Letra B
Compre o Curso Cálculo de Medicamentos: Guia definitivo com 67,34% de desconto e ainda receba mais 4 bônus exclusivos! Clique Aqui!