Bolsa de bogotá – Você sabe o que é?
Você sabe o que é bolsa de bogotá?
A bolsa de bogotá é uma técnica de fechamento temporário da cavidade cavidade abdominal.
Trata-se de um dispositivo de policloreto de vinila (saco plástico) que é suturado diretamente na pele ou na fáscia do músculo abdominal buscando evitar eviscerações e dificuldades na mobilização do paciente.
Além disso, o dispositivo de contenção evita a perda de água e calor para o ambiente externo.
Qual é a necessidade do cirurgião deixar o abdomen aberto?
A laparotomia é um procedimento cirúrgico muito utilizado nos centros cirúrgicos com finalidade investigativa.
Ao terminar a laparotomia, o cirurgião pode optar por deixar o abdômen aberto, visando minimizar o risco de morte relacionado hemorragia intra-abdominal, prevenção ou tratamento da hipertensão intra-abdominal e tratamento da sepse intra-abdominal (RODRIGUES JUNIOR, et. al., 2014).
Como ocorre a hipertensão intra-abdominal durante a cirurgia abdominal?
A hipertensão intra-abdominal é explicada pela irritação que pode ser causada pela manipulação dos órgãos intra-abdominais, e por consequência, o processo inflamatório causa edema nas alças intestinais, o que pode evoluir para quadro de síndrome compartimental.
Quando ocorre a sepse abdominal ou a síndrome compartimental, o principal tratamento é realizar uma cirurgia para deixar a cavidade abdominal aberta (peritoneostomia), para que haja o controle da infecção e alívio da hipertensão intra-abdominal.
Em seu estudo, (RODRIGUES JUNIOR, et. al., 2014), declara que a Bolsa de Bogotá é uma técnica eficiente para o fechamento provisório do abdômen, que contém as vísceras abdominais diminuindo o risco de infecção, reduzindo a retração da parede abdominal e impedindo a perda de fluído abdominal.
Você Conhece o Guia de Bolso Enfermagem Florence?
Ele é de EXTREMA IMPORTÂNCIA no dia a dia de todos que prestam assistência, pois está diretamente relacionado com a qualidade e segurança do nosso atendimento e da eficácia dos procedimentos realizados.
São mais de 45 matérias, abordados em 166 páginas.
Indicação da Bolsa de Bogotá
Pacientes que estão com quadro de sepse abdominal, suspeita ou confirmação de síndrome compartimental, necessidade de realizar outras cirurgias abdominais e descontinuidade da parede abdominal.
Quais são as vantagens do dispositivo?
As vantagens incluem:
- Baixo custo;
- Boa flexibilidade;
- Alta resistência;
- Impede a perda de fluido abdominal e retração da parede abdominal;
- Evita a evisceração;
- Disponibilidade imediata;
- Não adere aos tecidos;
- Não provoca reações alérgicas ou inflamatórias;
- Fácil e simples colocação, sem necessidade de experiência cirúrgica.
Referência Bibliográfica
JÚNIOR, Marcelo et al. Estudo comparativo de técnicas de fechamento temporário da
cavidade abdominal durante o controle de danos, Santo Amaro, v.43, nº5, p.368-373, 2016. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rcbc/a/hCCNjvQkNJ7ksdLr8fcQSts/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 18 de novembro de 2021.
RODRIGUES JUNIOR, Adilson Costa; NOVO, Fernando da Costa Ferreira; AROUCA, Rafael de Castro Santana; SILVA, Francisco de Salles Collet; MONTERO, Edna Frasson de Souza; UTIYAMA, Edivaldo Massazo. Abdômen aberto: experiência em uma única instituição. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 42, n. 2, p. 93-96, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rcbc/a/qq4R4DDvZKsQKvp78WzjsQs/?lang=pt>. Acesso em 18 de novembro de 2021.