Fonte: RIBEIRO, Marcelo et al. 2016.
Você sabe o que é bolsa de bogotá?
A bolsa de bogotá é uma técnica de fechamento temporário da cavidade cavidade abdominal.
Trata-se de um dispositivo de policloreto de vinila (saco plástico) que é suturado diretamente na pele ou na fáscia do músculo abdominal buscando evitar eviscerações e dificuldades na mobilização do paciente.
Além disso, o dispositivo de contenção evita a perda de água e calor para o ambiente externo.
A laparotomia é um procedimento cirúrgico muito utilizado nos centros cirúrgicos com finalidade investigativa.
Ao terminar a laparotomia, o cirurgião pode optar por deixar o abdômen aberto, visando minimizar o risco de morte relacionado hemorragia intra-abdominal, prevenção ou tratamento da hipertensão intra-abdominal e tratamento da sepse intra-abdominal (RODRIGUES JUNIOR, et. al., 2014).
Como ocorre a hipertensão intra-abdominal durante a cirurgia abdominal?
A hipertensão intra-abdominal é explicada pela irritação que pode ser causada pela manipulação dos órgãos intra-abdominais, e por consequência, o processo inflamatório causa edema nas alças intestinais, o que pode evoluir para quadro de síndrome compartimental.
Quando ocorre a sepse abdominal ou a síndrome compartimental, o principal tratamento é realizar uma cirurgia para deixar a cavidade abdominal aberta (peritoneostomia), para que haja o controle da infecção e alívio da hipertensão intra-abdominal.
Em seu estudo, (RODRIGUES JUNIOR, et. al., 2014), declara que a Bolsa de Bogotá é uma técnica eficiente para o fechamento provisório do abdômen, que contém as vísceras abdominais diminuindo o risco de infecção, reduzindo a retração da parede abdominal e impedindo a perda de fluído abdominal.
Você Conhece o Guia de Bolso Enfermagem Florence?
Ele é de EXTREMA IMPORTÂNCIA no dia a dia de todos que prestam assistência, pois está diretamente relacionado com a qualidade e segurança do nosso atendimento e da eficácia dos procedimentos realizados.
São mais de 45 matérias, abordados em 166 páginas.
Fonte: RIBEIRO, Marcelo et al. 2016.
Pacientes que estão com quadro de sepse abdominal, suspeita ou confirmação de síndrome compartimental, necessidade de realizar outras cirurgias abdominais e descontinuidade da parede abdominal.
As vantagens incluem:
JÚNIOR, Marcelo et al. Estudo comparativo de técnicas de fechamento temporário da
cavidade abdominal durante o controle de danos, Santo Amaro, v.43, nº5, p.368-373, 2016. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rcbc/a/hCCNjvQkNJ7ksdLr8fcQSts/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 18 de novembro de 2021.
RODRIGUES JUNIOR, Adilson Costa; NOVO, Fernando da Costa Ferreira; AROUCA, Rafael de Castro Santana; SILVA, Francisco de Salles Collet; MONTERO, Edna Frasson de Souza; UTIYAMA, Edivaldo Massazo. Abdômen aberto: experiência em uma única instituição. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 42, n. 2, p. 93-96, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rcbc/a/qq4R4DDvZKsQKvp78WzjsQs/?lang=pt>. Acesso em 18 de novembro de 2021.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…