Dengue: sinais de alarme!
A dengue é uma doença aguda, febril, sistêmica e dinâmica, podendo provocar comumente, debilidade autolimitada, cuja maioria dos pacientes apresentam evolução benigna e boa recuperação.
No entanto, uma pequena parcela dos pacientes podem evoluir para quadros mais graves da dengue, podendo ir ao óbito.
Os sinais e sintomas de alarme são resultantes do aumento da permeabilidade vascular, momento de inicio da piora do paciente e possível configuração de choque devido ao extravasamento de plasma.
Caso a hipotensão não seja resolvida, o paciente evoluirá para a dengue grave com risco altíssimo de choque hipovolêmico ou acúmulo de líquido com desconforto respiratório, disfunção orgânica e hemorragias.
Você vai gostar também: O que é o Choque Hipovolêmico?
O choque surge quando grande parte do volume de plasma é perdido por meio do extravasamento, o que geralmente ocorre após quatro a cinco dias de doença, comumente precedido pelos sinais de alarme.
Trata-se de um choque do tipo hipovolêmico, situação de emergência marcada por uma perda de grande quantidade de plasma.
Essa situação provoca uma dificuldade do coração em bombear sangue para o corpo, causando problemas em vários órgãos e configurando um risco de morte iminente para o paciente.
A hemorragia é outra complicação da dengue grave que também pode levar ao choque, condição essa muito frequente em pacientes com ingestão contínua de anti-inflamatórios não esteroidais, anticoagulantes, histórico de úlcera péptica e gastrites.
O choque na dengue apresenta uma rápida instalação e curta duração. Se não tratada adequadamente, o óbito pode ocorrer entre 12 a 24 horas.
Se o paciente com dengue apresentar um desses sinais, há uma grande chance de estar apresentando um quadro de choque:
Você vai gostar também: Quais são as fases clínicas da dengue?
O que você achou do nosso artigo, “Dengue: sinais de alarme“, diga-nos nos comentários!
BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf>. Acesso em 06 de jun. de 2022.
Resumo: Dengue. SANARMED, 2020. Disponível em <https://www.sanarmed.com/resumo-dengue>. Acesso em 06 de jun. de 2022.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…