Talvez você não soubesse que exista diferença entre remédio e medicamento, mas sim, existe!
Na verdade há uma diferença bem significativa!
Primeiro vamos conceituar cada um deles pra ficar mais fácil o entendimento!
Os medicamentos fazem parte de nosso dia a dia de forma tão natural que certamente você nunca se perguntou: o que é um medicamento?
Em síntese, a resposta é fácil!
Medicamento é um produto produzido por indústrias farmacêuticas e farmácias de manipulação a partir substâncias químicas que promovem efeitos terapêuticos em nosso corpo.
Essas substâncias químicas foram intensamente estudas e a sua comercialização só foram permitidas após a realização de testes muito rígidos.
A essas substância químicas podemos chamar de fármacos ou princípios ativos. Esses princípios ativos são moléculas, desenvolvidas cientificamente que têm a finalidade de atuar em um receptor ou enzima específicos e dessa forma, promover um efeito benéfico ao paciente.
Para exemplificar, vamos citar o medicamento de nome aspirina. Se você consultar a bula, verá que há na composição da aspirina, o princípio ativo de nome ácido acetilsalicílico. O comprimido da aspirina, ao ser deglutido, libera o ácido acetilsalicílico no estomago que, ao ser absorvido, liga-se a enzima de nome ciclooxigenase que age reduzindo quadros de inflamação e de dor.
Assim, os efeitos da aspirina se efetivam graças á atuação do ácido acetilsalicílico no organismo e por isso é considerado um medicamento.
Leia também:
O que é janela terapêutica de um fármaco?
Já remédio, é um conceito mais amplo, pois engloba tudo que faça a pessoa se sentir melhor, desde um medicamento até uma atividade de lazer ou massagem.
Assim remédio abrange por exemplo, as bênçãos de um padre, encontros em família, fé e crença, o uso de chá de ervas e psicoterapia.
Remédios portanto agentes que promovem benefícios por métodos químicos (medicamentos), métodos físicos (psicoterapia, massoterapia), preparações caseiras, atividades de lazer ou qualquer outro procedimento.
Em síntese, o remédio é qualquer coisa que faz bem. Agora medicamento é toda substância química desenvolvida em laboratório cujo mecanismo de ação é conhecido.
Vale ressaltar que remédio não necessita de estudo científico para o seu uso como no caso dos medicamentos.
Assim, são exemplo de remédios: todos os medicamentos, chás, terapias, alimentos e tudo aquilo que possa promover um bem a uma pessoa, grupo de pessoas ou a sociedade.
E medicamentos são um tipo de remédio que exige um estudo científico e mecanismo de ação bem conhecido.
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe nas redes sociais e comente em caso de dúvidas e sugestões!
Um grande abraço e bons estudos!
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…