O que é a Encefalopatia de Wernicke?
Encefalopatia de wernicke
Você sabe o que é encefalopatia de Wernicke?
A Encefalopatia de Wernicke é a primeira fase da síndrome Wernicke-korsakoff. A encefalopatia é uma condição provocada pela deficiência nutricional de vitamina B1 em pacientes com alcoolismo crônico.
Os pacientes que têm uma ingestão alcoólica excessiva geralmente tem hábitos alimentares deficientes, principalmente aqueles alcoolistas crônicos.
Além disso, o álcool gera tanto a desnutrição primária, devido à má alimentação, tanto a desnutrição secundária, decorrente da agressão hepática e má absorção de nutrientes, provocando uma carência nutricional principalmente da vitamina B1.
É justamente a deficiência nutricional da Vitamina B1 que promove o surgimento da encefalopatia de Wernicke, e se não tratada, a condição evolui para a doença de Korsakoff. Assim, as duas fases juntas configuram a síndrome de Wernicke-Korsakoff.
Assim, podemos entender que existem duas fases na síndrome de Wernicke-Korsakoff.
Fases da síndrome Wernicke-korsakoff
A síndrome Wernicke-korsakoff apresenta duas fases, uma crônica e outra aguda.
- Encefalopatia de Wernicke (fase aguda); e
- Doença de korsakoff (fase crônica).
Síndrome Wernicke-korsakoff = Encefalopatia de Wernicke (fase aguda) + Doença de korsakoff (crônica).
Fase aguda ou encefalopatia de Wernicke
A fase aguda da síndrome Wernicke-korsakoff também chamada de encefalopatia de Wernicke, é caracterizada pela Tríade Clínica clássica de:
- estado de confusão aguda;
- ataxia; e
- oftalmoparesia/nistagmo.
O que é Ataxia?
Ataxia é um termo que se refere a uma perda da coordenação motora.
O paciente que está com encefalopatia de wernicke pode apresentar dificuldades de movimentar os dedos, as mãos, os braços, as pernas e também pode ter dificuldade de falar.
E o que é oftalmoparesia?
Outro sintoma da fase aguda da encefalopatia de wernicke é a oftalmoparesia, que é caracterizada pela paralisia de um ou mais músculos extraoculares.
Nistagmo
O nistagmo é caracterizado por movimentos oculares involuntários e oscilatórios. O paciente apresenta um movimento involuntário dos olhos de forma rápida, que pode ser, de um lado para o outro, de cima e para baixo ou em círculos. Além disso o paciente pode ter uma ligeira visão embaçada.
Esses são os sintomas agudos da síndrome Wernicke-korsakoff, que, conforme já vimos, é um quadro que também chamado de encefalopatia de wernicke.
Caso não haja tratamento, o quadro se complica evoluindo para fase crônica da síndrome de Wernicke-korsakoff, cujos sintomas são chamados de síndrome de korsakoff.
Fase crônica ou síndrome de korsakof
A síndrome de korsakoff é caracterizada por amnésia anterógrada e confabulação. E também pode surgir esturpor, coma e morte, caso a síndrome não seja tratada adequadamente.
Caso a síndrome de korsakoff seja tratada tardiamente poderão surgir também sintomas como esturpor, coma e morte.
Amnésia anterógrada na síndrome de korsakoff
A amnésia anterógrada é a incapacidade de formar novas memórias. O paciente com síndrome de korsakoff não é capaz de lembrar de novas informações que aconteceram recentemente. isto acontece porque as informações armazenadas na memória curto prazo desaparecem.
Confabulação na síndrome de korsakoff
já a confabulação é definida como um erro de memória caracterizado pela produção de memórias fantasiosas distorcidas ou mal interpretadas mesmo ou sobre o mundo.
Fisiopatologia da encefalopatia de wernicke
A deficiência de vitamina B1 provocado pela desnutrição primária (má alimentação) e pela desnutrição secundária (lesão hepática, má absorção) decorrentes do alcoolismo crônico, provocam lesões celulares, e as primeiras a serem atingidas, são as células neuronais.
Assim, a Encefalopatia de Wernicke, bem como a doença de korsakoff, são sintomas provocados pela lesão principalmente nos seguintes áreas cerebrais:
- Tálamo;
- Cerebelo;
- Substância cinzenta Central.
Lesões no tálamo
O quadro de confusão aguda e sonolência presente na fase aguda, bem como o quadro de coma são decorrentes de lesões em regiões tálamo medial de ambos os hemisférios cerebrais.
Lesões nesses locais resultam também alterações no estado de consciência e atenção.
Lesões no cerebelo
O cerebelo é uma região do cérebro que tem a função de controlar os movimentos voluntários do corpo, o equilíbrio, a postura, o tônus muscular e a aprendizagem motora.
Assim, lesões no cerebelo, mais especificamente, no córtex cerebeloso, provocam ataxia e as alterações da marcha. A lesões geralmente iniciam nas partes anteriores progredindo para as regiões mais posteriores.
Lesão na substância cinzenta Central localizada ao redor do Aqueduto cerebral no interior do tegmento do mesencéfalo.
A substância cinzenta periaquedutal consiste numa série de subnúcleos, cada um deles apresenta uma inervação de um músculo específico do olho, como o músculo reto superior reto inferior, Reto Medial e o músculo elevador superior oblíquo inferior.
Lesões neste local, geram a oftalmoparesia, de um ou mais músculos extraoculares, oculomotor e nistagmo.
Tratamento da encefalopatia de wernicke
O tratamento da encefalopatia de wernicke envolve a administração imediata de tiamina por via parenteral ou intramuscular com doses de 500mg de duas a três vezes por dia durante três dias.
Junto com a tiamina, deve-se realizar uma suplementação diária por via oral de tiamina quando o paciente estiver se alimentando por via oral.
É importante mencionar que não é recomendada a administração de soro glicosado sem adição da tiamina concomitante.
Com o tratamento com tiamina e a cessação do alcoolismo, o paciente tende a melhorar gradativamente.
Se você gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais, comente se apresentou alguma dúvida ou sugestão.
Referências bibliográficas
SILVA, Andre; Enes, André. síndrome de wernicke-korsakoff – literária da sua base neuroanatômica. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, 2013, Vol.27, No. 3, 2013. Disponível em < scielo.com>. Acesso em 22 de out. de 2020.