A epigastralgia ou dor epigástrica é uma dor sentida na parte superior do estômago, na região do epigástrico, logo abaixo do tórax. É conhecida popularmente como “dor na boca do estômago“.
Trata-se de uma sensação subjetiva e desagradável que os pacientes sentem quando está ocorrendo lesão na região do estômago.
Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre hemorragia digestiva baixa!
Na maioria dos casos, a epigastralgia não é preocupante, pois surge devido a condições como gastrite, úlceras estomacais, gastroenterite e má digestão, e comumente está associada a outros sintomas como vômitos, náuseas, azia, gases, diarreia e distensão abdominal por exemplo.
Contudo, é muito importante considerar que a dor de estômago pode indicar também outras doenças mais sérias como pancreatite, infarto agudo do miocárdio e inflamação da vesícula biliar, e por esse motivo, sempre que a dor vier de forte intensidade ou ainda, surgir acompanhada de sensação de aperto no peito, desmaios, falta de ar ou tontura, é extremamente necessário procurar atendimento médico, em especial, os serviços de urgência ou ligar para o SAMU.
Apesar da dor no estômago poder ter diversas causas possíveis, é somente a avaliação médica que pode determinar o diagnóstico e o tratamento em cada caso.
Não obstante a epigastralgia apresentar várias causas possíveis, é fundamental a avaliação médica para definir o correto diagnóstico e propor o tratamento mais efetivo.
Vejamos as principais causas:
A gastrite pode ser definida como a inflamação da pele (mucosa) que recobre a parte interna do estômago, causando dor de estômago, que pode ser de baixa, média ou alta intensidade, podendo também ser caracterizada por sensação de queimação e surge principalmente depois da alimentação.
Além da dor, a gastrite comumente provoca outros sintomas com vômitos, náuseas, arrotos depois de comer e gases excessivos.
A gastrite é provocada por uma alimentação irregular, uso intenso de antiinflamatórios, infecção de helicobacter pylori, estresses, dentre outros.
Como proceder?
O tratamento envolve a correção da dieta, uso de medicamentos que corrijam a acidez do estômago e antibióticos se a causa for infecção.
A esofagite é a inflamação do esôfago comumente causada por doença do refluxo gastroesofágico ou uma hérnia de hiato.
Os sintomas da esofagite envolve a dor no estômago e pirose (sensação de queimação), que se acentua após as refeições principalmente após a ingestão de certos tipos de alimentos, como frituras, café e álcool. Ademais, as dores são muito mais frequentes no período noturno e não tendem a melhorar com o repouso.
Como proceder?
É recomendado procurar ajuda médica para incluir medicamentos que atuam diminuindo a acidez estomacal, reduzindo a motilidade gastrointestinal e além disso, é orientado manter hábitos saudáveis de alimentação.
A má digestão também pode provocar dor no estômago.
Quando há a realização de refeições com grande quantidade de alimentos ou mesmo ingerir alimentos que não são bem tolerados pelo organismo, como por exemplo alimentos contaminados ou a lactose para pessoas sensíveis, a digestão torna-se de difícil realização, o que provoca uma irritação da mucosa estomacal, grande produção de gases e aceleração da motilidade intestinal.
Tudo isso gera dor estomacal, diarreia ou prisão de ventre.
Como proceder?
É orientado fazer a ingestão de antiácidos, ingerir bastante líquido e fazer refeições com alimentos leves e evitar café, fritura e exercícios físicos imediatamente após as refeições.
Quando há a presença de cálculos na vesícula biliar, pode haver dor intensa que, embora comumente surja na parte direita do abdômen, a dor pode ocorrer na região do estômago.
A dor causada por pedra na vesícula é do tipo cólica e comumente piora muito rapidamente, sendo acompanhada na maioria das vezes, por enjoos e vômitos.
Como proceder?
O médico deverá orientar o uso de medicamentos que aliviem os sintomas, como os antieméticos e analgésicos, e também deverá ser feita a avaliação da necessidade de realização de cirurgia para remover a vesícula.
A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, órgão muito importante na digestão dos alimentos e também na produção de hormônios como a insulina e o glucagon. A dor proveniente da inflamação do pâncreas é muito intensa, surge de repente e pode irradiar para a região superior do abdômen. Além disso, a dor pode estar associada a prisão de ventre, distensão abdominal e vômitos.
Como proceder?
A pancreatite é uma emergência médica e pode isso deve ser acionado o SAMU ou a Unidade de Pronto Atendimento.
O infarto agudo do miocárdio é definido como a morte das células cardíacas provocadas pela falta de oxigênio devido a uma interrupção da passagem de sangue para o coração, devido a trombos, causando dor no peito podendo irradiar para o braço.
No entanto, pode acontecer que a alteração cardíaca provoque dor na boca do estômago, em vez de dor no peito. Embora não seja comum, a dor no estômago provocado por infarto do miocárdio, pode ser acompanhada por náuseas e vômitos.
Vale mencionar que, quando uma pessoa com dor no estômago, apresenta também falta de ar, sudorese, e apresenta fatores de risco como diabetes, hipertensão ou doenças do coração, deve suspeitar-se de infarto agudo do miocárdio.
Como proceder?
Se houver suspeitar de infarto, é preciso procurar ajuda médica imediata nos serviços de urgência como unidade de pronto atendimento ou acionar o SAMU,.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…