Você sabe o que é posição pronada?
A posição pronada é aquela em que o paciente está de bruços, com a barriga voltada para baixo, com a finalidade de melhorar a função dos pulmões em pacientes com insuficiência respiratória.
A técnica, utilizada desde a década de 70 em pacientes com síndrome respiratória aguda, tem sido muito utilizada nos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a infecção pelo covid-19.
Quando o paciente assume a posição prona (bruços), há uma melhora dos parâmetros respiratórios, pois promove a abertura dos alvéolos pulmonares que não estavam ativos durante a respiração supina (dorço), promovendo a melhora das trocas gasosas.
A posição de pronação deverá ser realizada precocemente, de preferência até as primeiras 48 horas de internação, em pacientes que estão com síndrome da angústia respiratória aguda e qualquer outra condição que provoque alteração grave da troca gasosa.
Leia também:
Qual a importância da mudança da mudança de decúbito, no paciente acamado!
Todo paciente com alteração grave da troca gasosa necessita de ser posicionado em pronação. Desde modo, para sabermos se o paciente está nessas condições, devemos avaliar a relação parcial de oxigênio arterial (PaO2) com a fração inspirada (FiO2).
Se a relação PaO2/FiO2 for inferior a 150 mmHg, é altamente orientado que o paciente deverá ser submetido á posição prona para melhorar as trocas gasosas
Depois de ter de posicionarmos o paciente, é preciso realizar avaliações periódicas da efetividade desta ação.
Após 1 hora que o paciente assumiu a posição de bruços, o mesmo deverá ser submetido a uma gasometria, para avaliar se o procedimento melhorou a função pulmonar.
Deste modo, se o paciente apresentar um aumento de 20 mmhg na relação PaO2/FiO2 ou de 10 mmHg na PaO2, a posição em pronação deverá ser mantida.
No entanto, se houver um alteração menor do que o desejado, o paciente deverá voltar a ser submetido á posição supina.
A comunidade médica recomenda avaliação da relação PaO2/FiO2, a cada 6 horas.
O posicionamento deverá ser imediatamente interrompido quando:
O corpo clínico deverá se atentar quanto ás contra-indicações absolutas e relativas da posição em pronação.
A posição em pronação, apesar de melhorar a função pulmonar, pode ter também complicações, os Profissionais de Saúde em devem ficar atentos.
São eles:
É recomendado que 3 a 5 pessoas experientes realizem a mudança de decúbito.
No entanto, antes de realizar o procedimento, os profissionais deverão se atentar para:
A técnica em envelope, é dividida em três momentos:
Após realizar o procedimento, deve-se colocar o paciente na posição de trendelemburg reverso a 20 graus, com a finalidade de reduzir o risco de aspiração.
Além disso, é importante realizar a posição de nadador no paciente, com um braço fletido para cima, e o outro estendido para baixo, sendo que, o rosto deve estar voltado braço que está fletido . Os braços devem se revezar a cada duas horas, para evitar previsão do plexo braquial.
Ademais, os eletrodos do eletrocardiograma devem estar posicionados no dorso do paciente.
Outra recomendação muito importante, é adoção de medidas de prevenção úlceras por pressão.
É recomendado também, que se utilize placas de hidrocoloides para proteção dos joelhos, ombros, face e testa.
Além disso, é bom utilizar travesseiros distribuídos na frente do paciente, para aliviar os pontos de apoio anatômicos principais;
Borges,Daniel, et al. posição prona no tratamento da insuficiência respiratória aguda na covid-19. Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória, 2020.
Guideliners adaptado de “Vanessa Martins Oliveira et al. Checklist da prona segura: construção e implementação de uma ferramenta para realização da manobra de prona” Revista Brasileira de Terapia Intensiva. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbti/v29n2/0103-507X-rbti-29-02-0131.pdf>. Acesso em 10 de maio de 2021.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…