Períodos Cirúrgicos – Quais são eles?
Você sabe quais são os períodos cirúrgicos?
Os períodos cirúrgicos fazem parte do período perioperatório.
Períodos Cirúrgicos de acordo com DAVRIEUX et al (2019)
Segundo DAVRIEUX et al (2019), o período perioperatório divide-se em três fases:
- Fase pré-operatória;
- Fase operatória; e
- Fase pós-operatória.
A fase pré-operatória envolve admissão hospitalar e o controle de estudos pré-operatórios.
Já a fase operatória é composta pelas etapas da indução anestésica, operação propriamente dita e recuperação anestésica.
Por sua vez, a fase pós-operatória envolve a etapa do controle das complicações pós cirúrgicas no ambiente hospitalar e ambulatorial até a recuperação.
Você vai gostar também:
Classificação das cirurgias quanto ao potencial de contaminação!
Períodos Cirúrgicos de acordo com Hinkle e Cheever (2020) – Brunner & Suddarth
Para Hinkle e Cheever (2020), os períodos cirúrgicos envolvem:
- Fase pré-operatória;
- Fase intraoperatória;
- Fase pós-operatória.
Fase pré-operatória: Envolve o período de tempo desde a decisão da realização da intervenção cirúrgica até o momento em que o paciente é transferido para a sala de cirurgia.
Fase intraoperatória: Período de tempo em que o paciente chega na sala de cirurgia até que ele é encaminhado para a Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA).
Fase pós-operatória: Compreende o tempo de chegada do paciente na Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA) até o fim do acompanhamento ambulatorial ou domiciliar.
Períodos Cirúrgicos de acordo com SOBECC (2017)
De acordo com SOBECC (2017), os tempos cirúrgicos são classificados em:
- Pré-operatório imediato;
- Transoperatório;
- Intraoperatório;
- Recuperação pós-anestésica;
- Pós-operatório imediato;
- Pós-operatório mediato.
Pré-operatório imediato: Envolve o período de tempo compreendido entre as últimas vinte e quatro horas antes do procedimento cirúrgico.
Transoperatório: Envolve desde o momento em que o paciente é recebido na unidade do centro cirúrgico até a sua saída da sala de operações.
Intraoperatório: Inicio da procedimento anestésico-cirúrgico até o seu término. O período intraoperatório está inserido no período transoperatório.
Recuperação pós-anestésica: Compreende desde a chegada do paciente na sala de recuperação pós-anestésica até a sua alta para a unidade de origem.
Pós-operatório imediato: Compreende as primeiras vinte e quatro horas depois da intervenção anestésico cirúrgica.
Pós-operatório mediato. Inicia-se depois das primeiras vinte e quatro horas que se seguem a cirurgia e se estende até a alta paciente ou depois do seu retorno para casa.
Gostou do nosso conteúdo?
Então acesse todas as materiais de clínica cirúrgica clicando aqui, e fique por dentro de tudo!
Referências Bibliográficas
DAVRIEX, C. F. et al. Etapas e fatores do “Processo Perioperatório”: pontos em comum com a indústria aeronáutica. Arq Bras Cir Dig, São Paulo, v.32, n.1, e1423, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/abcd/a/hhkhWfgpSNF98GtnNWRQyHz/abstract/?lang=pt>. Acesso em 12 de fevereiro de 2022.
HINKLE, J. L.; CHEEVER, K. H. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 14 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.
SOBECC. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro-Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material Esterilizado. Diretrizes de prática de enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 7 ed. rev. atual. Barueri: Manole, 2017.