Você sabe quais são os períodos cirúrgicos?
Os períodos cirúrgicos fazem parte do período perioperatório.
Segundo DAVRIEUX et al (2019), o período perioperatório divide-se em três fases:
A fase pré-operatória envolve admissão hospitalar e o controle de estudos pré-operatórios.
Já a fase operatória é composta pelas etapas da indução anestésica, operação propriamente dita e recuperação anestésica.
Por sua vez, a fase pós-operatória envolve a etapa do controle das complicações pós cirúrgicas no ambiente hospitalar e ambulatorial até a recuperação.
Você vai gostar também:
Classificação das cirurgias quanto ao potencial de contaminação!
Para Hinkle e Cheever (2020), os períodos cirúrgicos envolvem:
Fase pré-operatória: Envolve o período de tempo desde a decisão da realização da intervenção cirúrgica até o momento em que o paciente é transferido para a sala de cirurgia.
Fase intraoperatória: Período de tempo em que o paciente chega na sala de cirurgia até que ele é encaminhado para a Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA).
Fase pós-operatória: Compreende o tempo de chegada do paciente na Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA) até o fim do acompanhamento ambulatorial ou domiciliar.
De acordo com SOBECC (2017), os tempos cirúrgicos são classificados em:
Pré-operatório imediato: Envolve o período de tempo compreendido entre as últimas vinte e quatro horas antes do procedimento cirúrgico.
Transoperatório: Envolve desde o momento em que o paciente é recebido na unidade do centro cirúrgico até a sua saída da sala de operações.
Intraoperatório: Inicio da procedimento anestésico-cirúrgico até o seu término. O período intraoperatório está inserido no período transoperatório.
Recuperação pós-anestésica: Compreende desde a chegada do paciente na sala de recuperação pós-anestésica até a sua alta para a unidade de origem.
Pós-operatório imediato: Compreende as primeiras vinte e quatro horas depois da intervenção anestésico cirúrgica.
Pós-operatório mediato. Inicia-se depois das primeiras vinte e quatro horas que se seguem a cirurgia e se estende até a alta paciente ou depois do seu retorno para casa.
Gostou do nosso conteúdo?
Então acesse todas as materiais de clínica cirúrgica clicando aqui, e fique por dentro de tudo!
DAVRIEX, C. F. et al. Etapas e fatores do “Processo Perioperatório”: pontos em comum com a indústria aeronáutica. Arq Bras Cir Dig, São Paulo, v.32, n.1, e1423, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/abcd/a/hhkhWfgpSNF98GtnNWRQyHz/abstract/?lang=pt>. Acesso em 12 de fevereiro de 2022.
HINKLE, J. L.; CHEEVER, K. H. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 14 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.
SOBECC. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro-Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material Esterilizado. Diretrizes de prática de enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 7 ed. rev. atual. Barueri: Manole, 2017.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…