Pressão alta ou baixa, você sabe diferenciar?
A hipertensão arterial é uma condição clínica caracterizada pela elevação permanente dos níveis de pressão sendo considerada a pressão alta valores acima de 140 por 90 mm/HG.
A condição é agravada pela presença de outros fatores de risco como por exemplo a dislipidemia que são níveis elevados de gordura no sangue, obesidade abdominal, intolerância à glicose e o diabetes.
Segundo dados de estudos do ano de 2015, revelaram que a hipertensão estava presente em 69% dos pacientes com infarto, 77% dos pacientes que tiveram acidente vascular encefálico e 75% dos pacientes que tiveram insuficiência cardíaca e 70% dos pacientes que tiveram doença renal crônica.
No período de 2006 a 2019, a hipertensão arterial chegou a acometer 59,3% dos adultos com 65 anos ou mais, sendo 55,5% dos homens e 61,6% das mulheres.
Os fatores de risco para desenvolver a doença é o sedentarismo, consumo crônico ou elevado de bebidas alcoólicas, consumo excessivo de sal, excesso de peso, carga genética, pessoas que possuem histórico familiar de hipertensão arterial.
Uma das dúvidas mais comuns nas pessoas que apresentaram um diagnóstico ou está sob suspeita de hipertensão, é saber se o que está sentindo é decorrente de uma pressão alta ou baixa.
Quando a pressão arterial está baixa, é mais comum sentir-se bem fraco e com a sensação que vai desmaiar.
Por outro lado, quando a pressão arterial está alta, é mais mais comum sentir palpitações ou uma dor de cabeça persistente.
No entanto, a forma mais eficaz de saber se a pressão está alta ou baixa é aferindo a pressão arterial, podendo ser em casa, na farmácia ou na unidade de saúde.
Desde modo, de acordo com o valor da medição, é possível saber qual o tipo de pressão que está apresentando no momento, como:
Você vai gostar também:
Qual é a temperatura normal do corpo humano? Quando ocorre a febre?
Qual é a frequência normal de pulsação?
Os principais sintomas são:
A pressão baixa pode ocorrer devido a uma diminuição do sangue circulante visto que a pressão arterial, é justamente a força que o sangue faz na parede das artérias quando o coração joga sangue para dentro das artérias por meio de sua contração.
Deste modo, hemorragias e desidratação podem causar a diminuição do sangue circulante, da mesma forma problemas de coração como arritmia, insuficiência cardíaca e alterações nas válvulas do cardíacas.
Além das citadas acima, existem outras causas de pressão baixa como, a gravidez, deficiência de ácido fólico e vitamina B12.
Na gravidez, ocorre uma dilatação das vasos sanguíneos e por isso é normal que a pressão caia um pouco, e a tendência é voltar ao normal após o parto.
As células do sangue para serem formadas necessitam de ácido fólico e vitamina B12. Além disso, a falta dessas vitaminas no corpo podem gerar anemia.
Devido a dificuldade de produção de sangue pela falta dessas vitaminas, a pressão pode cair e o paciente pode sentir tontura, palidez, formigamento nas mãos e nos pés.
É muito importante realizar uma consulta ao médico quando sentir apresentar alguns desses sintomas. É esse profissional que vai investigar e prescrever o melhor tratamento.
Após um acidente, mesmo o paciente estando consciente e sem sinais de hemorragia externa, sempre haverá suspeita de hemorragia interna uma vez que não podemos ver por dentro dos corpos das pessoas.
Assim, os profissionais de saúde sempre deverão estar em estado de alerta quando o paciente apresentar taquicardia, pulso fraco e acelerado, fraqueza e suor frio.
A pressão alta pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
Quando o paciente apresentar algum desses sintomas, é fortemente indicado procurar atendimento médico de urgência ou ligar para o SAMU.
A pressão arterial elevada apresenta uma série de complicações como embolia pulmonar, acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio.
Além disso, a pressão alta pode ser silenciosa. O paciente pode não estar sentindo nada e se não for cuidado poderá sofrer alguma das complicações mencionadas e ir a óbito.
Você já deve ter notado o quão pode ser grave manter uma pressão arterial elevada!
Portanto, se você apresentou ou tem desconfiança de que está com a pressão alta ou baixa, procure orientação médica, pois ele saberá o melhor tratamento para você.
FIÓRIO, C. E. Et al. A prevalência de hipertensão arterial em adultos no município de São Paulo e fatores associados. Revista Brasileira de Epidemiologia, Saõ Paulo, v. 23, n. 5, jun. de 2020. Disponível em: <https://scielosp.org/>. Acesso em 29 de jun. de 2021.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…