Respiração de Kussmaul, Cheyne-Stokes e Biot – Quais são as diferenças?
Respiração de Kussmaul, Cheyne-Stokes e Biot
Os principais ritmos respiratórios anormais são a respiração de kussmaul a respiração de biot e a respiração de cheyne-stokes.
O que é a respiração de kussmaul?
O ritmo de kussmaul caracteriza-se por uma inspiração seguida por um período de apneia e uma inspiração breve e rápida, acompanhado por outro período de apneia.
A principal causa da respiração de kussmaul é cetoacidose diabética.
O que é a respiração de biot?
O ritmo de biot, também de respiração de biot ou respiração atáxica (embora alguns autores consideram que a respiração atáxica é diferente da respiração de biot), caracteriza-se por uma irregularidade imprevisível de incursões respiratórias alternados com períodos de apneia.
Existem duas fases na respiração de biot:
- Fase 1 – apneia;
- Fase 2 – incursões respiratórias de amplitude variáveis sem um padrao de sucessão entre eles.
Quais são as causas da respiração de biot?
A respiração de biot , chamada também de respiração atáxica, é causada por hipertensão intracraniana e lesões do sistema nervoso central.
O que é respiração de cheyne-stokes?
O ritmo de cheyne-stokes caracteriza-se por um aumento progressivo da amplitude das incursões respiratórias até atingir um ponto máximo. Em seguida, as incursões respiratórias começam a decrescer até chegar a um novo período de apneia.
Em outras palavras, a respiração de cheyne-stokes apresenta padrão respiratório alto e baixos ciclicamente (hiperpneia/ bradipneia), alternando com períodos de respiração profunda e apneia.
O movimento respiratório lento, crescente e decrescente que ocorre no ritmo respiratório de cheyne-stokes ocorre em períodos de 40 a 60 segundos.
Quais são as causas da respiração de cheyne-stokes?
O ritmo de cheyne-stokes é causado pela insuficiência cardíaca congestiva grave, intoxicação por morfina e lesões do sistema nervoso central tensão intracraniana.