Termos Técnicos

Termos técnicos de enfermagem – Todos Iniciados com C

Termos Técnicos de Enfermagem

Neste artigo, você encontrará todos os termos técnicos em enfermagem Iniciados com a letra C.

Clique em outras letras abaixo, para conhecer outros grupos de termos técnicos.

A

Por que estudar termos técnicos em enfermagem?

O conhecimento dos termos técnicos em enfermagem é uma competência básica do profissional enfermeiro principalmente para fazer relatórios, pareceres, anotações em prontuários e muito mais.

Se você não conhecer os termos técnicos em enfermagem, basicamente você não conseguirá se sair bem na profissão.

Neste artigo, você conhecerá todos os termos técnicos em enfermagem de forma bem completa e objetiva.


Cacofonia

Cacofonia quer dizer, “som desagradável” provocado por duas palavras.

Por exemplo, na oração “Eu vi ela no supermercado”, a Cacofonia é formando quando é falado “vi ela”, que é o mesmo som da palavra “viela”.

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, nós teríamos: Eu a vi no supermercado.


Cantoplastia

Cantoplastia é uma pequena cirurgia indicada para pessoas que estão com a unha encravada.


Caquexia

Caquexia é a perda de peso e atrofia muscular que não pode ser recuperado simplesmente com o aumento da ingestão de calorias


Cardiotomia

Cardiotomia pode ser definido como a abertura das cavidades cardíacas para fins cirúrgicos.

Trata-se de qualquer cirurgia cardíaca.


Cauterização

Existem dois tipos de cauterização:

  1. Cauterização química; e a
  2. Eletrocauterização.

A cauterização química é caracterizada por uma destruição de um tecido ou coagulação do sangue utilizando métodos químicos.

Já a eletrocauterização, é uma cauterização que utiliza a eletricidade.


Cavum

Cavum é o nome dado ao espaço que fica situado entre o nariz e a garganta. Trata-se de uma parte do nosso trato respiratório.

Assim, quando fazemos um raio x de cavum, estamos fazendo uma radiografia da nasofaringe.


Cárdia

A cardia é o nome do esfíncter ele fica localizado na junção do esôfago terminal com o estômago.

Tem a função de evitar o refluxo do conteúdo gástrico, que é ácido, para o esôfago.


Câimbra

Trata-se de uma contração muscular involuntária, espasmódica de um ou mais grupos musculares, que pode ser causada por doenças, desidratação, exercícios intensos ou por falta de uso dos músculos.


Cefaléia

Cefaléia é nome técnico dado a queixa de “dor de cabeça“, que pode ser causada por depressão, ansiedade, estresse, mas que pode ser também, um sinal da presença de doenças subjacentes como a sinusite, a enxaqueca e outras.


Cerclagem

A cerclagem do útero é um procedimento realizado por meio de cirurgia no qual o colo do útero é costurado para evitar a dilatação do colo uterino antes do tempo previsto.

Esse procedimento é indicado para mulheres com dilatação uterina precoce, que pode começar ainda no primeiro trimestre.


Cervicite

A cervicite é caracterizada por uma inflamação da cérvice, que é a parte mais estreita do útero, geralmente causada por doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia, herpes, gonorreia e infecções bacterianas.


Cetonuria

Cetonuria é o nome técnico dado à presença de corpos cetônicos na urina, sendo caracterizado como um sinal de descompensação da diabetes mellitus e infecção urinária em gestantes.

A cetoacidose diabética é uma complicação grave do diabetes mellitus tipo 1, quando ocorre a produção exagerada de cetonas.


Cianose

O termo cianose pode ser definida como a presença de uma coloração azulada da pele, que é decorrente da baixa oxigenação do sangue.

Temos dois tipos de cianose, a cianose central e a cianose periférica.

Cianose periférica

A cianose de extremidades, também chamada de cianose periférica, é caracterizada pela cor azulada, de um ou mais membros. É causada por estase sanguínea, mais comumente, por vasoconstrição periférica em resposta ao frio.

Cianose Central

Já a cianose central, é caracterizada pela coloração azul da língua e da mucosa oral, causada pela baixa oxigenação do sangue arterial (hipoxemia arterial).


Circuncisão

A circuncisão é um procedimento cirúrgico caracterizado pela retirada do excesso de pele do prepúcio nos homens.

Geralmente a cirurgia ocorre nos primeiros dias de vida da criança, quando esta é a vontade dos pais. Além disso, também pode ser realizada em adultos, que solicitam a remoção do prepúcio.


Cistectomia

Cistectomia é um procedimento cirúrgico na qual é removido a bexiga, quando esta é acometida por câncer invasivo.

Pode ser Cistectomia parcial ou total, e pode ser removida também, órgãos próximos da bexiga como as glândulas seminais e a próstata nos homens, e o útero os ovários, nas mulheres.


Cistite

A cistite é uma inflamação da bexiga causada por infecção, geralmente pela bactéria Escherichia Coli, que habita o nosso intestino. Essa bactéria também pode causar a inflamação de outros órgãos urinários, como a uretra (uretrite) e os rins (pielonefrite).

Os sintomas da Cistite podem ser:

  • Febre baixa;
  • Polaciúria;
  • Disúria.

Cistocele

Cistocele ou prolapso da bexiga, é uma condição clínica gerada protuberância da bexiga para dentro da vagina, ser causada por um enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico.

Em outras palavras, cistocele é uma herniação da bexiga que invade o canal vaginal.

Na linguagem comum, cistocele é chamada de “bexiga caída“.


Cistopexia

Cistopexia é um dos termos técnicos em enfermagem que se refere a fixação da bexiga na parede abdominal, em mulheres com cistocele.


Citoscopia

A citoscopia, também chamada de uretrocistoscopia, é um exame de imagem que é realizado através da introdução de um endoscópio nas vias urinárias baixas, com a finalidade de identificar qualquer alteração nesses órgãos.

Esse exame é utilizado para avaliar patologias da bexiga, como o campo da bexiga, inflamação ou a presença de cálculos urinários (litíase).


Cistostomia

O que é cistostomia?

Cistostomia é uma derivação vesical caracterizada pela colocação de um cateter no interior da bexiga, através de uma incisão cirúrgica na parede do abdômen (região abaixo da cicatriz umbilical, e acima dos genitais), onde é fixado a a sonda conectada à uma bolsa coletora.

O objetivo da cistostomia é o esvaziamento intermitente da bexiga, quando o paciente não pode utilizar a uretra, como por exemplo:

  • Trauma vesical;
  • Trauma uretral;
  • Pós uretroplastia;
  • Pós cistoplastia;
  • Estenose da uretra;
  • Obstrução do colo vesical.

Claudicação

O que é claudicação?

Claudicação, também chamada de claudicação intermitente, é o termo técnico que é dado quando a circulação de sangue nos membros inferiores em situações de repouso é normal, mas se torna insuficiente quando o paciente deambula, devido a presença de uma doença arterial obstrutiva.

O principal sintoma da claudicação é a presença de dor ou desconforto durante caminhada e que desaparece durante o repouso.


Climatério

O climatério refere-se ao período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva.

Dessa forma, a menopausa (última menstruação da mulher que ocorreu há mais de 12 meses), faz parte do processo do climatério.


Clister

O que é clister?

O clister, também chamado de enema ou chuca, é um procedimento para fins de lavagem intestinal, administração de medicamentos por via retal e purgação.

Clister de limpeza é indicado também para ser utilizado em situações de prisão de ventre, para estimular o intestino a funcionar, realização exames intestinais e outros.


Cloasma

Também chamado de melasma, o cloasma refere-se à presença de manchas escuras na pele na gravidez, principalmente na região superior do nariz e na testa.

A coloração mais escura da pele, percebida nas manchas de cloasma, é causada por uma maior produção de melanina.


Coagulação

Trata-se de uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo.


Colecistectomia

O que é colecistectomia?

A colecistectomia consiste na remoção cirúrgica da vesícula biliar, devido à presença cálculos provenientes da obstrução do fluxo da bile no ducto cístico.


Colectomia

O que é colectomia?

Colectomia é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de remover com essa parte localidade do cólon.


Coledocotomia

Incisão cirúrgica no colédoco, geralmente com a finalidade de remoção cálculos biliares.


Colecistostomia

Colecistostomia é um procedimento cirúrgico para realizar a drenagem do conteúdo da vesícula biliar, através de uma incisão na parede abdominal.


Colonoscopia

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que tenha finalidade analisar o revestimento interno do intestino grosso, parte do intestino delgado e o reto.

O exame tem o objetivo de realizar a triagem para o câncer colorretal em pessoas a partir dos 50 anos de idade, classificadas como pessoas de risco médio para desenvolver câncer colorretal.


Colostomia

O que é colostomia?

A colostomia é um tipo de ostomia em que é feito uma abertura na parede do abdômen, que permite a saída de fezes a partir do cólon, diretamente para uma bolsa.

Comumente, a colostomia é indicada para a recuperação do intestino após uma cirurgia.


colpoperineoplastia

A colpoperineoplastia é uma cirurgia ginecológica de correção da retocele e cistocele.

Em outras palavras, trata-se de uma cirurgia de correção (plástica), da parede anterior e posterior da vagina e defeitos no períneo, com o objetivo de promover o reposicionamento da bexiga na parede anterior, corrigindo assim a cistocele. Por sua vez, na parede posterior, é restaurado a posição do reto, tratando a retocele.


Colposcopia

A colposcopia é um exame que é realizado através da introdução de um instrumento chamado de “colposcópio“, para avaliar detalhadamente, através de lentes de aumento, as condições de saúde do colo do útero, região anal e vulvar.

Vale dizer que a colpocospia da região vulvar, é chamada de Vulvoscopia, e a colposcopia da região anal, é denominada Anuscopia de Magnificação.

O objetivo da colposcopia, é realizar a triagem de processos inflamatórios, benignos, pólipos, sangramentos a investigar e lesões causadas pela infecção do HPV, sendo elas de ordem benigna ou precurssoras do câncer de coll uterino.

Caso sejam identificadas lesões, a biópsia pode ser realizada durante o exame.

O exame é realizado na posição ginecológica, da mesma forma que a citologia oncótica cérvico/vaginal (Papanicolau). Os dois exames se complementam.


Colúria

A colúria é um dos termos técnicos em enfermagem que é designado para descrever a existência de bilirrubina na urina, comumente acompanhada de icterícia.

A bilirrubina é uma substância amarelada que compõe a bile. Quando há um excesso de bilirrubina sendo excretada na urina, é indicativo de problemas no fígado, baço ou mesmo nos rins.

A pessoa que está com colúria, apresenta uma urina escura, muito parecida com coca-cola ou café, e, além disso, há também uma espuma amarela.


Contratura

O que é contratura muscular

Quando fazemos um movimento brusco, de maneira incorreta, geramos uma sobrecarga no músculo, o que causa um estresse e uma dificuldade do músculo em voltar ao seu estado de relaxamento normal. Esse estado de contração muscular, é chamado de contratura.

Apesar da dor e do desconforto, as contraturas são um mecanismo de defesa, visto que, se o corpo realizar movimentos altamente agudos, podem haver lesões em estruturas que fazerem a proteção de órgãos essenciais a manutenção das funções vitais, como o cérebro e pulmões.

Por exemplo, o torcicolo é um tipo de contratura, que tem o objetivo de proteger a cabeça e a coluna cervical, comumente após um traumatismo.

Vale dizer que a contratura muscular, é um encurtamento do músculo de modo temporário causado pelo acúmulo de ácido lático decorrente da respiração anaeróbica, mecanismo que é desencadeado pelo exercício intenso a partir da depleção das reservas de oxigênio que foram gastas com o metabolismo muscular intenso durante a quebra do ATP. Assim, o organismo se viu na necessidade de realizar contração muscular sem o oxigênio, acionando a produção de ácido lático.

O que pode causar a contratura muscular?

Vários fatores podem causar a contratura muscular, como a má postura, a fadiga, a má postura e o baixo fortalecimento muscular.

Qual o tratamento para contratura muscular?

O tratamento mais adequado para contratura muscular, é aplicação de calor local precocemente, com ciclos de 30 minutos, durante cinco dias, ou até que os sintomas desapareçam. Além disso, também é recomendada o uso de anti-inflamatórios tópicos, de acordo com a orientação médica.

É bom dizer, que nunca se deve colocar gelo no local, uma vez que não se trata de rompimento de capilares sanguíneos. O gelo provoca uma vasoconstrição diminuindo a irrigação sanguínea local, o que dificulta o relaxamento das fibras e a melhora da contratura.


Cordialgia

A cordialgia refere-se a dor proveniente do músculo cardíaco.


Coriza

O que significa coriza?

Coriza é um termo técnico que descreve o corrimento nasal, o que pode ser descrito de modo histológico, como uma descarga serosa nasal que causa tosse, espirros e edema de face.

A coriza está associada a inúmeras patologias do sistema respiratório, sendo de causa bacteriana e viral.


Cranioplastia

A cranioplastia é uma cirurgia de correção do crânio.

Os defeitos do crânio são consequências de uma série de causas, como neoplasias, traumas, infecções, malformação congênita, sequela de intervenção neurocirúrgica e outros.

Quais são as indicações da cranioplastia?

Existem basicamente três indicações que um paciente seja submetido a uma cranioplastia:

  1. Readquirir proteção contra trauma;
  2. Recuperação do contorno do crânio; e
  3. Tratamento da sindrome de trefinado (complicação do trauma no cérebro).

Craniotomia

A craniotomia é uma abertura cirúrgica do crânio, com a finalidade de acesso ao cérebro, para realizar cirurgias de doenças neurológicas, lesões e a correção de condições tais como, aneurismas, tumores, fraturas, hematomas cerebrais, descompressão do cérebro por edema, retirada de objetos estranhos (balas de arma de fogo) e outros.

Na craniotomia, é realizada a remoção temporária de um retalho ósseo que, ao fim do procedimento, é substituído por pequenas placas metálicas de titânio, presas por parafusos.


Curetagem uterina

A curetagem uterina é um procedimento cirúrgico no qual a cavidade uterina, é esvaziada com auxílio de uma cureta ou um instrumento de aspiração.

Existem dois tipos de curetagem uterina:

  1. Curetagem pós-abortamento; e
  2. Curetagem uterina semiótica.

Curetagem uterina semiótica.

A curetagem uterina semiótica o esvaziamento do conteúdo presente na cavidade uterina depois ou durante o processo de abortamento de uma mulher.

Quando uma mulher, sofre aborto, independente da causa, pode tecido da placenta ou do feto dentro do útero, o que impede o estancamento do sangramento. Além disso, é realizada a curetagem quando a mulher tem uma gestação anenbrionada (quando há o desenvolvimento do saco gestacional, mas não do embrião) e também é feita a curetagem quando há morte natural do embrião, seja por gestação interrompida ou inviável.

Curetagem uterina semiótica

Trata-se de uma curetagem para fins diagnósticos. Esse procedimento consiste em adquirir tecidos endometriais para realização de avaliação anátomo-patológico para descobrir se há a existência de doenças do endométrio.

Qual é a indicação da curetagem uterina?

Curetagem uterina, é indicada para as seguintes condições:

  • Mola hidatiforme;
  • Ovo claro e mola não-hidatiforme;
  • Aborto retido;
  • Aborto espontâneo;
  • Aborto por razões médicas e legais;
  • Outros tipos de aborto;
  • Não especificado.

Cutâneo

Quando se refere a pele.

Conheça todos os termos técnicos em enfermagem, clique aqui!


 

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Recent Posts

Tenho HPV: Posso ter Relações? Entenda os Riscos e Como se Proteger

HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…

3 meses ago

Captura Híbrida para HPV: Descubra Como Funciona e sua Importância na Prevenção do Câncer Cervical

A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…

3 meses ago

Verrugas no Ânus: Como Identificar, Prevenir e Tratar Eficazmente?

As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…

3 meses ago

Entenda a Evolução da Idade Gestacional

Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…

1 ano ago

A partir de Quantas Semanas o Bebê Pode Nascer: Entendendo as Contrações de Braxton Hicks e as Contrações de Parto Verdadeiro

A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…

1 ano ago

Depilação a Laser e Gravidez: O Que Você Precisa Saber

Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…

1 ano ago