Tipos de bisturi

Clínica Cirúrgica

Você sabe quais são os tipos de bisturi mais utilizados?

Quais são os tipos de bisturi

O bisturi é um instrumento de corte utilizado para diérese (cortes dos tecidos para ter acesso para ter acesso um órgão que será operado) que é constituído por um cabo reto com encaixe em uma de suas extremidades, para fixação de lâminas pequenas.

Existem também os bisturis de lâminas fixas, porém são pouco usados nos dias de hoje, uma vez que as lâminas descartáveis são mais adequadas para a prevenção de infecção cruzada.

Os cabos mais utilizados são:
1. Cabo nº 3 – Adequado para lâminas menores, que facilitam a realização de incisões mais críticas e delicadas (lâminas de nº 10, 11, 12, 15).
2. Cabo nº 4 – Adequado para lâminas maiores, comumente usados em procedimentos em grandes animais (lâminas de nº 20, 21, 22, 23, 24, 25).

Leia também:

Conheça a terminologia cirúrgica!


Quais as maneiras de empunhar um bisturi?

São duas, as formas de empunhar um bisturi, a saber:

  1. Posição sob a mão, como se fosse um arco de violino. Essa posição é mais utilizada para incisões longas, retilíneas e curvas pequenas;
  2. Posição sobre a mão. Como se estivesse segurando um lápis. É utilizada para incisões que exigem maior delicadeza e precisão

Bisturi elétrico

O bisturi elétrico é utilizado para para complementar, ou até mesmo substituir os diversos tipos de bisturi, com a finalidade de realizar corte e coagulação dos tecidos de modo seguro e rápido.

Fazem parte do bisturi elétrico, o pedal, a caneta e a placa dispersiva.

 

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *