Quais são os tipos de diagnóstico de enfermagem?
Segundo a NANDA 2018-2020, os diagnósticos de enfermagem são de quatro tipos:
Vamos agora estudar cada um desses diagnósticos.
O diagnostico com foco no problema é um tipo de diagnóstico que se baseia num julgamento clínico a respeito da resposta humana indesejável a uma condição de saúde ou processo de vida presentes em pessoas, famílias, grupo ou comunidades.
Troca de gases prejudicada, relacionada ao desequilíbrio da ventilação perfusão em decorrência das queimaduras, caracterizada por taquipneia e taquicardia.
MAPA: Título diagnóstico + fatores relacionados + características definidoras.
Esse tipo de diagnóstico é composto pelo título diagnóstico, seguido por fatores relacionados e, por fim, características definidoras.
É bom mencionar mencionar que os diagnósticos com foco no problema, contém os fatores reais, contém os fatores relacionados e as definidoras.
Trata-se de um julgamento clínico em relação a suscetibilidade da pessoa, da família, do grupo da comunidade para o desenvolvimento de uma resposta humana indesejável às condições de saúde de vida.
Risco de débito diminuído, relacionado ao hipertireoidismo descontrolado e o aumento sobrecarga cardíaca.
MAPA: Título diagnóstico + fatores relacionados
Os diagnósticos de risco possuem apenas o indicador fator de risco.
O diagnóstico de promoção da saúde, é um julgamento clínico a respeito da motivação e do desejo de aumentar o bem-estar e alcançar o potencial humano de saúde.
Disposição para nutrição melhorada, caracterizada (evidenciada) por expressar o desejo de melhorar a nutrição.
MAPA: Título diagnóstico + características definidoras
O diagnóstico de síndrome é um julgamento clínico que está relacionado a um grupamento de diagnósticos de enfermagem que ocorrem juntos, ou seja, que são mais bem tratados em conjunto e por meio de intervenções similares ou parecidas.
Síndrome de estresse por mudança relacionada à barreira linguística, caracterizada (evidenciada) por insegurança, medo e solidão.
MAPA: Título diagnóstico + fatores relacionados + características definidoras.
É bom mencionar que entre os tipos de diagnóstico de enfermagem, nenhum é mais importante que o outro.
No entanto, os diagnósticos de risco, podem ter maior prioridade em relação a um ao diagnóstico com foco no problema para um determinado paciente (HERDMAN; KAMITSURU, 2018).
Você sabe quais são 5 etapas do processo de enfermagem? Clique Aqui!
COFEN – Resolução COFEN nº. 311/2007: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. – Disponível em < http://.www.portalcofen.gov,>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução COFEN nº 358/2009, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. In: Conselho Federal de Enfermagem [legislação na internet]. Brasília; 2009. [citado 2009 out 15]. Disponível em: < http://.www.portalcofen.gov.br >. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
HERDMAN, T. H.; KAMITSURU, KAMITSURU, S. Tradução: GAZCEZ, R. M. Revisão técnica: BARROS, A. L. B. L. et al. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: Definições e classificação 2018-2020. 11 ed. Porto Alegre: Armed, 2018.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…