Como evolui a reação vacinal da BCG?
Vacina BCG: reação!
Logo depois administração da vacinação de BCG, ocorre uma lesão vacinal, que é caracterizada por eventos sequenciais e você precisa saber quais são eles.
Segundo o ministério da saúde (2008), a lesão pós vacinação por BCG, acontece da seguinte forma:
- Imediatamente – formação da pápula. Trata-se de uma lesão de aspecto esbranquiçado e poroso, com bordas bem medidas delimitadas.
- 3 a 4 semanas – surgimento do nódulo ou caroço.
- 4 a 5 semanas – evolução para pústula (ferida com presença de pus).
- Em seguida – evolução para ulcera. A ferida está aberta com diâmetro de 4 a 10 milímetros de diâmetro.
- 6 a 12 semanas – formação da crosta. A ferida em cicatrização está coberta por casca.
É importante destacar que o ministério da saúde (2019), orienta que, diante de uma criança que não apresente cicatriz vacinal da BCG, não há a necessidade de revacinar.
Quanto tempo dura a reação da vacina BCG?
A reação vacinal demora em torno de três meses para terminar e pode se prolongar por até seis meses.
Referência Bibliográfica
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Vigilância Epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_pos-vacinacao.pdf>. Acesso em 08 de ago. de 2022.
- BRASIL. Nota Informativa nº 10 DIAHV/SVS/MS, 2019. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em <https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-informativa-10-2019-cgpni.pdf>. Acesso em 08 de ago. de 2022.