A BCG, ou bacilo Calmette-Guerin, é uma vacina adotada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), para prevenir as formas graves da tuberculose miliar e miníngea.
A vacina BCG é contém a bactéria atenuada do Mycobacterium bovis e é indicada para ser administrada ao nascimento ou até 4 anos, 11 meses e 29 dias, em dose única, por via intradérmica, na inserção inferior do músculo deltoide direito.
No entanto, o PNI (2020) recomenda que a vacina BCG seja administrada ao nascer, juntamente com a vacina da hepatite B, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
Ao nascer até 11 meses e 29 dias.
A vacina é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin, cuja origem do nome BCG.
Essa bactéria é um dos agentes que causam a tuberculose, que, em laboratório, a sua capacidade de produzir doença é enfraquecida.
Completam a composição da vacina, a solução fisiológica a 0,9% e glutamato de sódio.
Você Conhece o Guia de Bolso Enfermagem Florence?
Ele é de EXTREMA IMPORTÂNCIA no dia a dia de todos que prestam assistência, pois está diretamente relacionado com a qualidade e segurança do nosso atendimento e da eficácia dos procedimentos realizados.
São mais de 45 matérias, abordados em 166 páginas.
O volume é de 0,1 ml. No entanto, há laboratórios que produzem vacinas de 0,05 ml.
Proteção contra as formas graves de tuberculose miliar e meníngea.
Existem muitas situações em que a mãe não lembra se o seu filho foi vacinado com a BCG, pois perdeu o seu cartão de vacina.
Neste caso, é preciso saber quais são as características que provam que a criança foi vacinada, visto que o PNI (2020) recomenda a não revacinação diante da ausência de cicatriz vacinal.
A vacinação da BCG pode ser comprovada através de 3 itens, a saber:
Vale enfatizar que não é indicada a revacinação, mesmo se não tiver a cicatriz vacinal e o PPD ou o IGRA resultarem negativos.
Por ser uma vacina de bactérias vivas, mas atenuadas, algumas pessoas não podem receber a vacina como:
Vale ressaltar que as mulheres gestantes não devem receber nenhuma vacina que contenha agentes vivos, isto porque pode ocorrer a passagem de antígenos vivos atenuados para o feto e assim causar alguma alteração, como trabalho de parto prematuro, aborto e malformação.
Assim, as gestantes não podem tomar a Tríplice Viral (que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola), Varicela (Catapora), febre amarela e a BCG (contra a Tuberculose).
Nessas situações, em vez da vacina, é feita a imunização passiva, através da administração de soros ou imunoglobulinas específicas.
Uma dos efeitos adversos da vacina BCG, é a cicatriz vacinal.
Ela também comprova que a pessoa recebeu a vacina.
Neste sentido, é interessante saber como é formada essa cicatriz, visto que é importante orientar as pessoas.
A cicatriz vacinal, até ser formada, passa por algumas fases evolutivas que você precisa de saber, veja:
Existem algumas situações especiais em que as pessoas apresentam uma facilidade mais acentuada para adquirir a tuberculose e por isso, a vacinação da BCG deve ser realizada em mais de uma dose, para que a pessoa consiga ter a proteção necessária contra a doença.
Em outras situações, a vacinação da BCG deverá ser evitada.
Essas situações especiais envolvem os contatos de hanseníase e os infectados pelo vírus do HIV.
Contatos de hanseníase é todo contato intradomiciliar, ou seja, aquela pessoa que mora ou tenha morado, conviva ou tenha convivido com algum doente de hanseníase, dentro da sua casa.
A investigação é realizada com o exame dermatoneurológico de todas as pessoas que tenha tido contato intradomiciliar com a pessoa doente.
Assim, o PNI (2020) recomenda que:
As pessoas infectadas com HIV merecem uma atenção especial, visto que administrar uma vacina de vírus vivo, nessas pessoas, pode ocorrer infecção grave, devido a baixa imunidade.
Neste sentido, o Ministério da Saúde (2020), faz algumas recomendações quanto à vacinação de pessoas infectadas pelo HIV.
Em crianças menores de 5 anos infectadas pelo HIV, que ainda não receberam a vacina BCG, poderão receber a vacina, desde que estejam assintomáticas e sem nenhum sinal de imunussupressão
Já para crianças infectadas pelo HIV, maiores de 5 anos, mesmo que estejam assintomáticas e sem nenhum sinal de imunussupressão, não devem receber a vacina.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância e Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde. 2017:68p.: il. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/novembro/22/Guia-Pratico-de-Hanseniase-WEB.pdf>. Acesso em 30 de nov. de 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose. 2. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 21). 2008:195p.: il. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cab_n21_vigilancia_saude_2ed_p1.pdf>. Acesso em 30 de nov. de 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde. 2014:176p. il. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf>. Acesso em 30 de nov. de 2021.
HPV e relações sexuais? Ao receber um diagnóstico de HPV, é natural que surjam muitas…
A captura híbrida para HPV é um dos avanços mais importantes no diagnóstico de infecções…
As verrugas no ânus são uma condição médica que muitas vezes pode causar desconforto e…
Você sabe Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo? A gestação é um…
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer ? A espera pelo nascimento de…
Depilação a laser e gravidez? Pode? A depilação a laser é uma opção popular para…