O que é Anisocoria?

O que é Anisocoria?

A anisocoria é uma condição clínica em que as pupilas de ambos os olhos estão desiguais.

As pupilas são os círculos pretos dos olhos que tem a função de controlar a entrada de luz, e desta modo, formar a imagem na retina. Geralmente, o tamanho das pupilas se modificam de acordo com a quantidade de luz presente no ambiente. Quando o ambiente tem muita luz, as pupilas contraem. Quando há pouca luz, as pupilas dilatam.

De maneira geral, ambas as pupilas devem reagir ao mesmo tempo ao estímulo do ambiente.

 

Causas

São algumas causas da anisocoria:

  • Anisocoria fisiológica: Cerca de 20% das pessoas saudáveis tenham diferenças mínimas no tamanho das pupilas.
  • Síndrome de horner ou paralisia óculo-simpática: trata-se de uma rara síndrome provocada por lesão dos nervos oculares e faciais que fazem parte do sistema nervoso simpático.
  • Pupila de Argyll Robertson: Complicação provocada por sífilis. A Pupila perde o reflexo fotomotor,  mantendo o reflexo de acomodação. Ou seja, as pupilas se contraem quando o paciente foca em um objeto próximo, mas não reage na presença de luz.
  • Pupilas Tônicas de Adie: Trata-se de uma síndrome rara em que uma das pupilas está geralmente mais dilatada que a outra. Não há causa específica para a Pupila de Adie, mas sabe-se que algumas condições como inflamação dos nervos que ficam atrás do olho, complicações de cirurgia ocular, traumas por acidentes e presença de tumores podem desencadear a síndrome.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos podem desencadear anisocoria como aqueles à base de cocaína, pilocarpina, coleiras ou sprays antipulgas para animais, ipratrópio ou organofosforados em aerossol quando em contato com os olhos.
  • Paralisia do terceiro nervo craniano devido a tumor ou aneurisma.
  • Outras causas são: cirurgia ocular, enxaqueca, convulsões, inflamações oculares (uveítes, glaucoma), meningite e sangramento intracaniano devido a acidente vascular cerebral.

 

Diagnóstico

O diagnóstico poderá ser feito com base na anmanese e exame físico completo. Sinais e sintomas como confusão mental, alteração motora, dores de cabeça, febre, pescoço rígido e mudanças na visão podem ajudar no diagnóstico e identificação das causas.

Vale ressaltar que a presença de anisocoria patológica deverá ser julgada como um fator de urgência médica por sugerir lesão craniana.

 

Tratamento

O tratamento deverá abordar a causa da anisocoria.

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *